sexta-feira, 5 de outubro de 2012

UM IDIOTA CHAMADO TORCEDOR





De todas as coisas que possam acarretar atraso a uma sociedade,a alienação causada por fanatismo por futebol é uma das piores.
Nas últimas semanas algumas situações constrangedoras aconteceram pelos campos Brasil afora,no chamado ‘esporte mais popular do país’.Difícil ler esses ocorridos e não se revoltar.


PRIMEIRO TEMPO
 Da ESPN :
Cusparada, agressão, choro e a polícia imóvel. O absurdo no Couto por quem estava lá
   





Relato de um torcedor (Rodrigo Salvador)que presenciou quando o jogador do São Paulo,Lucas,entrega sua camisa à uma criança de 13 anos:

“Lucas apontou pra Milena, que estava acompanhada pelo pai e por um irmão mais novo. Tomou cusparadas. Sequer olhou na cara do nojento, e seguiu conversando com ela. Eu, que estava no segundo anel, logo acima do alvoroço, conseguia ver o cuspe no ombro dele. Mesmo assim, julgando que a menina receberia um respeito que ele não teve, jogou a camisa. Logo chegou um elemento apontando pro fosso e gritando "joga lá". Mais dois, os cuspidores, também gritaram. O pai tentou em vão proteger a menina enquanto dúzias corriam na direção deles.

Veio o primeiro tapa na cabeça do pai. A menina gritava e chorava, desesperada, não tinham por onde sair. Alguém meteu a mão na cara do pai e tirou os óculos da cara dele. Mais gente correu pra lá. Quase um minuto de confusão se passou quando três homens da segurança contratada do estádio (não policiais) tentaram interromper a confusão - esta segurança trabalha no Couto desde o famoso episódio de 2009, sao cerca de 200 seguranças - mas não conseguiram chegar até a menina. Neste momento, procurei por policiais e vi 6 deles, a aproximadamente 10 metros da confusão, totalmente imóveis. No olho do furacão, um homem tentava arrancar a camisa à força da mão da Milena. Olhei pro campo e vi o Lucas voltando até a arquibancada. Sem ter por onde sair, a garota devolveu a camisa pra ele. Já sem a camisa em mãos, ela, o pai e o irmão saíram, ela chorando e o pai gritando pra ninguém. Passaram ao lado dos policiais que citei, que permaneceram imóveis.”

  O jogo foi contra o Coritiba,no Paraná

Eis o que respondeu um dos “dirigentes” da torcida organizada do Coritiba :
 “A menina não deveria ter feito isso estando na torcida do Coritiba;

- Lucas errou ao jogar a camisa com torcedores do Coritiba ainda no estádio;

- A menina é são-paulina e estava infiltrada na torcida do Coritiba (os "justiceiros" chegaram a essa conclusão vasculhando os perfis dela no Twitter e no Facebook);

- Queria ver se o Lucas protegeria um torcedor do Coritiba que estivesse no meio da torcida do São Paulo.”

Lembrando que praticamente todas as torcidas organizadas são financiadas por dirigentes dos respectivos clubes (algumas contam até com apoio de vereadores).


SEGUNDO TEMPO

Do GazetaEsportiva.net :
No intervalo do jogo entre Corinthians e Sport, a torcida corintiana se movimentou nas arquibancadas xingando em direção à área VIP, mas não era em direção a dirigente. O alvo era um torcedor estrangeiro, que vestia a camisa do Celtic, da Escócia, que é verde e branco. O visitante foi acompanhado pela polícia para deixar o local.
Ele deixou o estádio sem entender muito o que estava acontecendo.Isso porque era a camisa de um time escocês(convenhamos que os corintianos nem sabiam de que time se tratava),imagina se fosse da seleção da Argentina...





PRORROGAÇÃO
Do UOL:
Antes do início do confronto(entre Náutico e Atlético –GO), a torcida local exibiu uma faixa com a seguinte mensagem: 'Não irão nos derrubar no apito'. O árbitro Leandro Vuaden não gostou e determinou que só iniciaria o jogo depois que o protesto fosse retirado. A confusão atrasou a partida em 17 minutos. Assim que o gaúcho apitou o começo do duelo, a torcida voltou a exibir o aviso.


MORTE SÚBITA

Algum dos doadores de cérebro,autoproclamados como “torcedores” por um acaso está ciente,ou leu em algum lugar,ou ainda falou sobre as notícias a seguir, na hora do almoço com um amigo?




Ministério Público apura suspeita de direcionamento em obra da Copa em MT
Folha 08/12

“Licitação fajutada”: Ciro levanta suspeitas sobre contrato da Prefeitura com a Delta para obras da Copa em Fortaleza

 Kézya Diniz  





Governo anuncia primeiro cancelamento de obra para a Copa de 2014: VLT de Brasília não sai 28/09/2012 - 09h54 | do UOL 



Ao menos oito estádios da Copa já tiveram problemas com o TCU

Órgão identificou sobrepreço, falha em projetos e suspeita de irregularidade nos contratos
                                          -observatoriodorecife-


Copa 2014: GDF paga obras do Mané Garrincha em dobro e por serviços superfaturados 

Copa 2014: o sumidouro do dinheiro público. A vez de Natal 

8Blog do José Cruz – uol -

Ministério Público recomenda que BNDES suspenda repasse de verbas para Mineirão
Suspensão dos repasses pode atrasar a reabertura do estádio, prevista para dezembro
Agência Estado

Cancelamento de obra em Brasília reforça vocação do Brasil para Copa do Puxadinho 

Cuiabá pode ter menos jogos na Copa por causa de problemas em obra suspeita 

Blog do Perrone –Uol- 88



Com a preparação do Brasil para sediar a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a Relatoria Especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre o Direito à Moradia Adequada vem recebendo muitas denúncias sobre remoções e despejos que têm acarretado violações de direitos humanos. As denúncias referem-se a diferentes cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Natal e Fortaleza.





E isso,meu caro alienado torcedor é com dinheiro público,ou seja NOSSO dinheiro.Mas quem eu quero enganar? Torcedores fanáticos são surdos ,cegos e verdadeiramente BURROS. E é com esse tipo de gente que conta :

- a emissora que transmite os jogos
- as agências de publicidade,interessadas em vender mais cerveja
- os cartolas e dirigentes de clubes e seleção,atolados em denúncias de corrupção
- os programas esportivos de 5ª categoria,que vivem de fomentar polêmicas e discussões acaloradas para se manter em destaque.

É evidente que ser torcedor ,no Brasil significa ser :

* intolerante
* ignorante
 *alienado
* fanatizado
* despreparado
* xiita

Se esse é o reflexo da sociedade brasileira como um todo (ainda bem que há exceções),então imagine só o que acontecerá durante a realização da Copa do Mundo ,em 2014...Durante jogos das seleções da Argentina (que a mídia tupiniquim insiste em satanizar) ,provavelmente teremos sérios problemas.
Isso já deveria ser extirpado da sociedade brasileira há tempos desde o ocorrido no estádio do Pacaembu.





Do Terra :
“No dia 20 de agosto de 1995, o Pacaembu, um dos estádios de futebol mais tradicionais de São Paulo, foi o campo de batalha entre torcedores de Palmeiras e São Paulo, durante jogo final da extinta Supercopa de Futebol júnior. O saldo da batalha foram 101 feridos e um morto: Márcio Gasparin da Silva, um adolescente de 16 anos(...);mortes ocasionadas por confrontos entre torcidas rivais ainda são casos comuns entre as histórias de violência das grandes cidades brasileiras.”





Acho que a melhor definição para os fanáticos é esta :

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."

Bertold Brecht




Nenhum comentário:

Postar um comentário